Penamacor com segunda maior redução do índice de envelhecimento no país
Por Jornal Fórum
Publicado em 26/09/2025 09:53
Sociedade

 

Penamacor registou, entre 2021 e 2024, a segunda maior redução do índice de envelhecimento em Portugal, de acordo com dados da Pordata. Neste período, o número de idosos por cada jovem com menos de 15 anos desceu de cerca de 7 para 6,18.

Segundo a análise, este resultado reflete-se em fatores como a retenção de jovens, o aumento de nascimentos e movimentos migratórios, quer de cidadãos provenientes de outras regiões do país, quer de imigrantes que se fixaram no concelho.

Também a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) tinha já revelado, num relatório apresentado em maio, que Penamacor registou um crescimento significativo da população estrangeira residente. Em 2008 viviam no concelho 58 cidadãos estrangeiros, número que subiu para 440 em 2023. Este saldo migratório positivo de 130 habitantes permitiu inverter, pela primeira vez em 50 anos, a tendência de perda populacional, compensando o saldo natural negativo e traduzindo-se num crescimento real de 49 residentes em 2023.

Em paralelo, o concelho destacou-se também no setor da educação. Penamacor está entre os cinco municípios do país com maiores aumentos de matrículas no pré-escolar, superiores a 50%. No total, o número de crianças inscritas passou de 46 para 69 entre 2021 e 2024.

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches registou igualmente crescimento pelo quarto ano consecutivo, com um aumento de 10% no número de alunos face ao ano anterior. Estes indicadores revelam uma tendência positiva para o rejuvenescimento e revitalização demográfica do concelho.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online