O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, no dia 25 de setembro, dois homens no concelho de Gouveia: um suspeito de violência doméstica, de 38 anos, e outro, de 46 anos, por posse de arma proibida.
No âmbito da investigação, foi possível apurar que o suspeito de 38 anos exercia violência física, psicológica e financeira sobre a companheira, de 41 anos, e sobre os quatro filhos, com idades entre os 4 e os 18 anos. As diligências incluíram o cumprimento de mandados de detenção e de busca domiciliária, que resultaram também na detenção do segundo indivíduo, em flagrante delito, por posse de arma proibida.
Da operação resultou ainda a apreensão de duas armas de ar comprimido, uma carabina e uma besta.
Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Gouveia. Ao arguido de 38 anos foi aplicada a medida de coação de afastamento da vítima num raio de mil metros, controlada através de pulseira eletrónica.
A GNR relembra que a violência doméstica é crime público e pode ser denunciada através do Portal Queixa Eletrónica, pelo número europeu de emergência 112, nos postos da GNR, ou através das aplicações MAI112 e SMS Segurança, direcionadas a cidadãos surdos.