A Universidade da Beira Interior (UBI) lidera o projeto internacional Promptme4Better, destinado a integrar competências digitais e literacia em Inteligência Artificial (IA) no Ensino Superior. A iniciativa, financiada em 250 mil euros pelo programa europeu Erasmus+, é coordenada pelos docentes do Departamento de Informática Nuno Pombo e Sebastião Pais.
O projeto foi destacado pela entidade financiadora pela clareza dos objetivos e alinhamento com as prioridades do Erasmus+. O ponto central é a literacia em escrita de “prompts” – instruções colocadas a sistemas de IA que desencadeiam respostas – com o desenvolvimento de uma plataforma online de aprendizagem, módulos digitais interativos e exercícios práticos.
Além de capacitar estudantes na interação com ferramentas de IA, o projeto prevê a criação de um programa “train-the-trainer” para docentes, garantindo a integração destas competências nos currículos. A iniciativa inclui ainda relatórios e recomendações de políticas para instituições de ensino superior e decisores.
Segundo Nuno Pombo, “a integração de módulos e a formação de docentes garantem a continuidade e incorporação destas matérias nos currículos”, sublinhando que os resultados serão transferíveis para diferentes áreas disciplinares, promovendo sinergias entre ciência, educação e indústria.