O Comando Territorial da Guarda da GNR emitiu um alerta para o aumento de casos de burla relacionados com falsos pedidos de transporte de passageiros para aeroportos.
Segundo a GNR, os suspeitos contactam profissionais do setor dos transportes, como taxistas e motoristas de TVDE, solicitando o IBAN com o pretexto de efetuar o pagamento por transferência bancária. A partir desse momento, utilizam esquemas fraudulentos para aceder às contas bancárias das vítimas.
Noutras situações, os burlões convencem as vítimas a dirigir-se a caixas multibanco e a realizar operações através da aplicação MB WAY, fornecendo instruções erradas que lhes permitem obter o controlo das contas.
Em alguns casos, as burlas são seguidas de contactos falsos por supostos funcionários bancários, que reforçam o engano, alegando que a vítima foi alvo de fraude e deve transferir o dinheiro para uma conta “segura”.
A GNR apela à vigilância de todos os profissionais de transporte privado e recomenda não fornecer dados bancários, códigos de autenticação ou informações pessoais. É ainda aconselhado desconfiar de contactos urgentes ou insistentes.
Em caso de dúvida, a força de segurança lembra que deve ser contactado o posto local da GNR ou o número de emergência 112.