O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Gouveia, deteve no dia 5 de outubro um homem de 77 anos por caça em área de proteção, no concelho de Seia.
Durante uma ação de patrulhamento ambiental, os elementos do SEPNA verificaram que o suspeito exercia a atividade de caça em terrenos não cinegéticos, a menos de 500 metros de instalações de criação animal, sendo detido em flagrante. A ação resultou ainda na apreensão de uma arma de fogo e cinco cartuchos.
O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Seia.
A GNR relembra que existem áreas de proteção onde a caça é proibida devido ao risco para a vida, saúde ou tranquilidade das pessoas, ou pela possibilidade de causar danos materiais. Entre estas áreas destacam-se praias e terrenos adjacentes, estabelecimentos sensíveis como escolas, hospitais ou lares, infraestruturas como faróis e aeroportos, instalações industriais e de criação animal, povoados e vias de comunicação, com faixas de proteção que variam entre 100 e 500 metros.
A Guarda Nacional Republicana apela à denúncia de infrações ambientais, disponibilizando a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denúncias ou esclarecimentos.