O renovado Teatro Clube de Penamacor recebeu, esta quarta-feira, 15 de outubro, a cerimónia de abertura do novo ano letivo da Academia Sénior de Penamacor, um projeto social da ADRACES desenvolvido em cooperação com o Município de Penamacor, Juntas de Freguesia e outras entidades locais.
A Academia Sénior, que entra no seu 12.º ano de atividade, conta este ano com 119 alunos inscritos em 19 disciplinas, lecionadas por igual número de professores.
Na sessão estiveram presentes o Presidente da ADRACES, Armindo Jacinto, e os Presidentes cessante e eleito da Câmara Municipal, António Luís Beites Soares e José Miguel Oliveira.
Armindo Jacinto destacou o papel das academias seniores como espaços de aprendizagem ao longo da vida, sublinhando que “os territórios que apostam na educação são os que apostam no futuro”.
“Temos uma vida inteira para aprender e uma vida toda para ensinar. Queremos que os médicos prescrevam menos medicamentos e mais prescrição social, como vir para uma universidade sénior. Divertem-se, ocupam o tempo e a mente, e cuidam da sua saúde”, afirmou o presidente da ADRACES.
José Miguel Oliveira, reforçou a importância do projeto: “Quanto mais ativos estivermos, física e mentalmente, melhor será a nossa qualidade de vida. Esta deve ser uma aposta para o futuro no concelho, permitindo um envelhecimento com mais qualidade.”
Já António Luís Beites Soares, considerou a Academia Sénior “um dos melhores projetos” desenvolvidos em parceria com a ADRACES.
“Este projeto foi fenomenal e diferenciador. E é com enorme satisfação que o novo ano letivo arranca no Teatro Clube de Penamacor, um espaço devolvido à cultura e à população, que será um pulmão para a cultura no território”, afirmou.
No final da cerimónia, a ADRACES entregou uma lembrança a António Luís Beites Soares, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.