Teve início no passado sábado, 25 de outubro, em Aldeia do Bispo, a primeira ação de plantação do projeto de reflorestação “Guarda a Crescer”. Nesta fase inicial, foram plantados 200 castanheiros numa área de meio hectare, contribuindo para a reposição da vegetação e a valorização ambiental do território.
Até ao final do ano, o Município da Guarda, através da Rede Cultural e Criativa da Guarda (RCCG), irá promover seis ações de reflorestação em diferentes pontos do território abrangido pela rede. O objetivo é recuperar áreas afetadas pelos incêndios de 2022 e reforçar a ligação entre natureza e cultura, num esforço de regeneração ambiental e valorização da biodiversidade local.
No total, está prevista a plantação de 2.500 árvores, sobretudo espécies folhosas autóctones, em zonas de interesse ecológico e cultural.
O projeto “Guarda a Crescer” integra a operação Rede Cultural e Criativa da Guarda, cofinanciada em 90% pelo Turismo de Portugal, através do Programa Transformar Turismo: Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, que visa impulsionar a sustentabilidade e a recuperação das áreas afetadas por incêndios.