O Centro Municipal da Proteção Civil de Idanha-a-Nova foi inaugurado no dia 24 de outubro, após obras de requalificação que dotam o espaço de melhores condições logísticas e operacionais. O novo edifício passa a dispor de mais meios materiais e técnicos, reforçando a capacidade de prevenção, preparação e resposta a fenómenos climáticos extremos, especialmente incêndios, cuja severidade tem vindo a aumentar com as alterações climáticas.
Localizado na Rua Vaz Preto, o edifício — propriedade do Município — inclui agora salas de operações, planeamento, reuniões e conferências, bem como gabinetes de trabalho e uma área de habitação temporária destinada a respostas de emergência ou a eventuais desalojados.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou a importância da nova infraestrutura, que proporciona “uma maior capacitação às nossas equipas de Proteção Civil para realizar um ótimo trabalho durante todo o ano”. Sublinhou ainda a “colaboração com os bombeiros e outros parceiros para melhorar a deteção, monitorização e resposta a incêndios e situações de crise”.
O autarca referiu também que o novo espaço “oferece uma base de operações com áreas dedicadas a diferentes funcionalidades para organização e eficiência”, funcionando como “ponto de ancoragem que permite expandir as operações de Proteção Civil”.
Por sua vez, o coordenador municipal da Proteção Civil, Manuel Monteiro, afirmou que a nova estrutura “capacita a Proteção Civil para responder ainda melhor às futuras ocorrências que possam surgir”, destacando a “estratégia do município em colocar a proteção civil no centro do desenvolvimento social e ambiental, com investimentos em infraestrutura, formação e articulação intermunicipal”.
Até ao final do ano, o Município de Idanha-a-Nova irá adquirir novos equipamentos de apoio à decisão e operações, incluindo um Sistema de Informação Geográfica, uma viatura de coordenação de operações táticas e equipamentos de apoio às operações.