O Município da Covilhã assinalou, no dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade com duas iniciativas que refletem o compromisso da autarquia com a inclusão e a igualdade de oportunidades.
A primeira ação teve como foco a sensibilização para o uso de uma linguagem inclusiva, uma medida considerada essencial para promover comunicação mais justa e representativa. Esta iniciativa será aprofundada ao longo do mês de novembro, com a divulgação de materiais e orientações junto dos trabalhadores e trabalhadoras municipais.
A segunda atividade marcou a segunda fase do projeto “Rendilhar o Debuxo”, um conjunto de workshops dinamizados por utentes do Centro de Atividades e Inclusão (CAI) que, ao longo do ano, vai envolver a comunidade na criação de mantas de crochê inspiradas nos tradicionais padrões do debuxo têxtil.
Os participantes deslocaram-se a várias instituições de solidariedade social — entre elas o Lar de São José, a Mutualista Covilhanense, o Centro Paroquial Nossa Senhora das Dores do Paul, a ARPAZ e o Centro Social e Cultural de Santo Aleixo — criando momentos de partilha, bem-estar e ligação intergeracional.
Mais do que uma atividade artesanal, o projeto pretende ser uma ferramenta de pertença e de memória, capaz de estimular o corpo e despertar a mente. Para muitos utentes, o crochê reavivou recordações antigas e proporcionou momentos de felicidade e envolvimento comunitário.