A Mutualista da Covilhã e a Associação de Diabéticos da Beira Baixa (ADBB) firmaram um protocolo de cooperação na área da saúde, durante a Assembleia Geral Ordinária da associação, realizada ontem à noite, em Castelo Branco.
A primeira ação formal no âmbito desta parceria terá lugar já no dia 22 de novembro, durante um evento que assinala o Dia Mundial da Diabetes, a decorrer no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). A iniciativa contará com a Unidade Móvel de Saúde da Mutualista, que realizará um rastreio à diabetes, e incluirá uma conferência dedicada ao tema “Diabetes e Bem-Estar”, com entrada livre.
Entre os oradores convidados estão Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, e Rui Ivo, presidente do Infarmed, bem como Nelson Silva, presidente da Mutualista da Covilhã. A sessão contará ainda com Manuel Mega (ULS de Castelo Branco), Ana Figueiredo (ULS de Coimbra), Andrea Tello de Lima (Fórum Saúde XXI), Leopoldo Rodrigues (presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco), Helena Monteiro (presidente da ADBB) e Catarina Castro (economista e comentadora da SIC), entre outros.
De acordo com Nelson Silva, este protocolo “reflete aquilo que defendemos: trabalho em rede, proximidade e soluções concretas para os desafios da saúde nas comunidades”, acrescentando que “significa somar recursos e conhecimentos numa área onde a prevenção faz toda a diferença”.
Já Helena Monteiro, presidente da direção da ADBB, destacou “a dinâmica e o trabalho de excelência da Mutualista da Covilhã na vertente social”, sublinhando a importância desta “parceria de proximidade” para o reforço da prevenção e do acompanhamento das doenças crónicas.