O Município da Covilhã, através do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), está a dinamizar ações de literacia política nas escolas secundárias, numa iniciativa que reforça o compromisso em criar cidadãos mais interventivos e responsáveis.
O objetivo é contribuir para despertar o interesse dos alunos participantes - jovens eleitores e futuros votantes - para uma intervenção cívica ativa e empenhada, dotando-os com as ferramentas necessárias para exercerem o seu direito cívico de forma consciente e fundamentada.
As diferentes sessões são levadas a cabo em parceria com as Escolas Secundárias e com Universidade da Beira Interior (UBI), que contribui com o conhecimento especializado na área.
Nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, foi realizada uma sessão na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, que contou com Leandro Ferreira Matias, doutorando na área de Ciência Política, e cuja intervenção incidiu na importância do voto informado, particularmente no contexto das Eleições Presidenciais.
Os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões e aprofundar o seu entendimento sobre o processo eleitoral e o papel do Presidente da República.
A literacia política não é um luxo, é uma necessidade. É fundamental que os jovens compreendam o impacto direto do voto nas suas vidas e na comunidade.
A iniciativa também sublinha o papel ativo do CMJ da Covilhã na articulação destas ações, promovendo o debate e a educação cívica junto do público-alvo prioritário.
Já foram realizadas duas sessões na Escola Secundária Frei Heitor Pinto e estão agendadas sessões na Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa (2 dezembro) e na Escola Secundária Campos Melo (12 de dezembro).