O Coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB), Sérgio Santos falou aos jornalistas na tarde desta quinta-feira sobre os números e o balanço, até ao momento, da greve geral.
Sérgio Santos afirma que vários serviços no distrito fecharam e que a adesão geral em todo o distrito de Castelo Branco ronda os 70%. "Temos as escolas todas encerradas, à exceção de duas em Castelo Branco, a Segurança Social da Covilhã, Fundão, Castelo Branco e Sertã encerraram, no Tribunal da Covilhã a greve ronda os 70%, foi uma adesão muito grande dos trabalhadores que estão contra este pacote laboral", afirmou.
Sérgio Santos diz ainda que no setor têxtil a greve ronda entre os 50 e os 95% "dependendo das empresas". Um número que já tinha sido adiantado esta manhã pelo Sindicato dos Têxteis da Beira Baixa.
Sobre o valor pago pelo subsídio de almoço no setor têxtil (2,65 euros), o Coordenador da USCB refere que "é outro motivo de luta dos trabalhadores que têm vindo a receber este valor que é irrisório". "Os trabalhadores percebem que os seus direitos estão a ser atacados e lutam por eles, aderiram a esta greve que é legitima, o ministro Leitão Amaro diz que estes números são irrisórios, se adesões entre os 70 e os 80 por cento são insignificantes eu pergunto o que será significante?", disse.
O responsável refere ainda que "a luta dos trabalhadores vai continuar".