ULS da Cova da Beira realiza procedimento inovador para remoção de tumor no crânio
Por Jornal Fórum
Publicado em 29/01/2026 17:14
Saúde

Teve lugar, no passado dia 22 de janeiro, na ULS da Cova da Beira (ULSCBEIRA), um procedimento neurocirúrgico inovador para a remoção de um tumor do osso frontal do crânio, assinalando a primeira intervenção deste género realizada na instituição.

A cirurgia foi liderada pelo Dr. Bruno Lourenço Costa, neurocirurgião da ULS da Cova da Beira, e consistiu na remoção completa da neoplasia, assegurando que não permanecem vestígios tumorais no doente. Concluída a excisão, procedeu-se à reconstrução do osso frontal do crânio, garantindo simultaneamente a proteção do cérebro e um resultado estético harmonioso da face.

Tradicionalmente, este tipo de cirurgia implica um grande corte no couro cabeludo, associado a maior perda de sangue, risco acrescido de infeção, dor pós-operatória significativa e à presença de uma cicatriz definitiva, com impacto físico e emocional para o doente.

Ao optar por uma abordagem minimamente invasiva, através de um pequeno corte discretamente localizado na sobrancelha, totalmente oculto e sem necessidade de pontos cirúrgicos externos, é possível reduzir de forma significativa os riscos e o desconforto associados à cirurgia tradicional, proporcionando uma recuperação mais rápida e um resultado estético claramente superior.

Do ponto de vista técnico, destaca-se ainda neste procedimento, o recurso a tecnologia de neuronavegação, um sistema comparável a um verdadeiro “GPS cirúrgico”, que permite localizar o tumor com precisão milimétrica e confirmar, no final do procedimento, a sua remoção total. Apesar de se tratar de uma técnica exigente, que requer formação especializada e elevada experiência clínica, oferece vantagens claras para o doente, assegurando a mesma eficácia das técnicas clássicas, com uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e mais confortável.

De acordo com o Dr. Bruno Lourenço Costa, “estas inovações são utilizadas de forma rotineira em centros internacionais de referência em cirurgia minimamente invasiva do crânio e do cérebro, um conjunto de técnicas que revolucionou positivamente a neurocirurgia moderna. A sua notoriedade internacional ganhou particular visibilidade quando figuras públicas, como o antigo senador norte-americano John McCain, foram submetidas a intervenções recorrendo a estas abordagens”.

Para a equipa envolvida, este avanço “representa mais do que um feito técnico. É, acima de tudo, o reflexo de um esforço concertado do Conselho de Administração e das equipas clínicas em proporcionar aos doentes cuidados de saúde diferenciados, sustentados nas tecnologias mais inovadoras, com o objetivo último de criar valor em saúde, reforçar a segurança clínica e melhorar a qualidade de vida dos doentes”, conclui o neurocirurgião.

A equipa cirúrgica integrou ainda o neurocirurgião, Dr. Inácio Reis, o que evidencia a complexidade deste procedimento.

A ULS da Cova da Beira reafirma, assim, o seu compromisso com a excelência clínica, a inovação cirúrgica e a centralidade no doente, posicionando-se na linha da frente da neurocirurgia moderna em Portugal.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online