Mutualista da Covilhã leva consultas médicas a Maçainhas
Por Jornal Fórum
Publicado em 09/02/2026 13:40
Saúde

Foi na passada semana formalizado um protocolo de cooperação entre a Mutualista da Covilhã e a Junta de Freguesia de Maçainhas, no concelho de Belmonte, que permitirá à população da freguesia beneficiar de consultas de Medicina Geral e Familiar na aldeia, totalmente financiadas pela autarquia.

O acordo, celebrado no Balcão Mutualista, localizado no centro da cidade (Rua Comendador Campos Melo), prevê a realização regular de consultas médicas com um médico da associação exatamente no espaço onde anteriormente funcionava a Extensão de Saúde de Maçainhas (no edifício da sede da Junta), encerrada há mais de uma década. Para beneficiar, basta à população tornar-se associada da Mutualista da Covilhã, sendo que os encargos com a quotização serão também assegurados pela Junta.

A Mutualista passa, assim, pela primeira vez, a operar fora do concelho da Covilhã. Este protocolo marca uma nova etapa para a nossa instituição, em que levamos a missão da Mutualista mais longe e, ao mesmo tempo, mais perto das pessoas”, afirma Nelson Silva, Presidente da associação. “Sabemos o que significa para uma comunidade voltar a ter médico na aldeia”, sublinha o dirigente, para despois destacar que “este protocolo representa um compromisso claro com a proximidade e com o acesso à saúde, sobretudo em territórios mais isolados e envelhecidos.” 

A Presidente da Junta de Maçainhas, Alexandra Pombo, fala num “marco histórico para Maçainhas”, freguesia com cerca de 300 habitantes. “Vamos reabrir o posto médico encerrado há mais de uma década e fazemo-lo num momento em que o paradigma da saúde se tem vindo a afastar das pessoas, quando deveria estar mais próxima, sobretudo numa comunidade maioritariamente idosa”, afirma. “Juntamente com a Mutualista, vamos devolver a Saúde à população, com proximidade, dignidade e respeito”, acrescenta a autarca.

O primeiro dia de consultas de Medicina Geral e Familiar na aldeia será no dia 15 de fevereiro, a partir das 14h. Serão realizados também rastreios de enfermagem gratuitos. Para mais informações e marcações, os interessados deverão contactar a Junta de Freguesia através dos números 939 133 116 ou 964 066 558.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online