O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) submeteu o seu projeto de orçamento para o ano de 2026, no valor de 32.231.350 euros, o que representa um aumento de cerca de 3 milhões face ao orçamento aprovado para 2025 — uma subida de aproximadamente 11%.
A proposta contempla 20.589.867 euros provenientes do Orçamento de Estado, cerca de 4,8 milhões em receitas próprias e cerca de 6,8 milhões de euros associados a projetos, nomeadamente no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que inclui investimentos em alojamento estudantil e requalificação de infraestruturas.
Para o próximo ano, o Estado atribui uma dotação de 21.009.867 euros, dos quais o IPCB decidiu desde já transferir 420 mil euros para os Serviços de Ação Social da instituição. A verba do OE destina-se principalmente ao pagamento de despesas com pessoal, cobrindo 82,3% desse encargo, sendo o restante suportado por receitas próprias e imputação de recursos humanos em projetos.
No que toca à requalificação de edifícios, o orçamento prevê uma dotação de 700 mil euros — um aumento significativo face aos 145 mil euros de 2025 —, prevendo-se ainda outras intervenções ao abrigo de projetos em curso.
Relativamente aos Serviços de Ação Social do IPCB, o orçamento projetado para 2026 é de 867.992 euros, com financiamento oriundo dos 420 mil euros do OE e de 447.992 euros em receitas próprias, como alojamento estudantil, concessões de bares, cantinas, máquinas automáticas, lavandaria e aluguer de espaços. A receita do alojamento será inferior à dos anos anteriores devido ao encerramento parcial, em 2026, das residências Prof. Dr. Vergílio Pinto de Andrade e Prof. Doutor Eduardo Marçal Grilo para obras de requalificação.
Segundo António Fernandes, presidente do IPCB, este orçamento está alinhado com a estratégia institucional, promovendo o crescimento do número de alunos, a valorização das carreiras do pessoal docente e não docente, e o investimento em equipamentos e melhoria das instalações.