AMCB integra consórcio europeu FRUCTHOR-IA para inovação no setor hortícola
Por Jornal Fórum
Publicado em 25/08/2025 13:53
Sociedade

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) passou a integrar o consórcio europeu FRUCTHOR-IA, um projeto que procura dar resposta aos principais desafios do setor hortícola através do desenvolvimento de soluções de robótica autónoma e de colaboração homem-robô.

O setor hortícola assume grande importância económica e social, particularmente em zonas rurais, mas enfrenta dificuldades como a globalização dos mercados, a redução da rentabilidade, a escassez de mão de obra e a renovação geracional. O FRUCTHOR-IA pretende promover a competitividade, sustentabilidade e resiliência do setor, reforçando-o como pilar de coesão social e territorial.

A primeira reunião do consórcio decorreu em Arganda del Rey (Madrid), nas instalações do CAR-CSIC – Center for Automation and Robotics, com a presença de todos os parceiros. Durante o encontro foram definidos os primeiros passos de trabalho, que incluem a análise das necessidades de automatização, o desenvolvimento e ensaio de soluções robóticas autónomas e a criação de mecanismos de capacitação e viabilidade financeira.

O projeto é cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um apoio de 1,34 milhões de euros, para um custo total de 1,77 milhões de euros.

“O FRUCTHOR-IA apresenta-se como uma resposta inovadora e integrada aos desafios do setor hortícola do espaço Sudoe, promovendo a sua eficiência, sustentabilidade e resiliência”, afirmou José Manuel Custódia Biscaia, secretário-geral da AMCB.

O consórcio é liderado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas – Centro de Automática y Robótica (Espanha) e integra entidades de Espanha, França e Portugal, entre as quais o Instituto Tecnológico de Castilla y León, o Centro Avanzado de Tecnologías Aeroespaciales, a Chambre d’Agriculture Dordogne, o Conseil Départemental de la Dordogne, a Agerpix Technologies SL, a École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées, o Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente e o Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online