O Município de Vila de Rei voltou a alcançar a classificação máxima de “Água Segura”, de acordo com o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2025), publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
O relatório, que analisa a situação do setor a 31 de dezembro de 2024, confirma que toda a água distribuída no concelho é segura para consumo humano, com 100% de conformidade legal nos parâmetros analisados.
Enquanto entidade gestora dos sistemas públicos de abastecimento, o Município realiza anualmente um Programa de Controlo da Qualidade da Água, aprovado pela ERSAR, que inclui várias análises laboratoriais em diferentes pontos da rede de distribuição.
Durante o ano de 2024, foram analisados quase três centenas de parâmetros, tendo sido verificada conformidade total em todos os resultados, comprovando a segurança e qualidade da água que chega às torneiras dos Vilarregenses.
Em termos nacionais, o relatório destaca uma tendência de melhoria contínua: em 2024, o valor médio de água segura atingiu 98,86%, superando o resultado de 98,77% em 2023 e mantendo, pelo décimo ano consecutivo, um nível de excelência próximo dos 99% — uma evolução significativa face a 1993, quando este indicador se situava nos 50%.
O Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2025) está disponível no site da ERSAR, em www.ersar.pt.