Escultura de Cristo Crucificado regressa ao Museu de Arte Sacra da Covilhã
Por Jornal Fórum
Publicado em 24/10/2025 14:56
Sociedade

A escultura “Crucifixo dos Terceiros”, uma representação de Cristo Crucificado do século XVIII, regressou ao Museu de Arte Sacra da Covilhã no dia 22 de outubro de 2025, após ter estado cedida ao Santuário de Fátima para integrar uma exposição temporária.

A peça, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Covilhã, esteve exposta durante nove meses na Basílica da Santíssima Trindade, no âmbito da mostra “Servir, a Única Pregação”, organizada pelo Santuário de Fátima para assinalar o centenário da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima.

A exposição, patente entre 30 de novembro de 2024 e 15 de outubro de 2025, reuniu 111 peças provenientes de diversos museus e instituições religiosas, entre os quais o Museu Pio XII, o Museu de Leiria, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e o Museu Nacional de Arte Contemporânea, além de várias paróquias e do Mosteiro de Arouca.

Durante o período expositivo, foi visitada por mais de 180 mil pessoas de várias nacionalidades.

A escultura covilhanense teve destaque especial na mostra, sendo reconhecida pelo seu valor artístico, simbólico e histórico. Tal como refere o Museu de Arte Sacra, a obra, em madeira esculpida e parcialmente revestida a tela, tem grande importância para a memória religiosa e patrimonial da cidade.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online