O Município de Idanha-a-Nova inaugurou, no dia 27 de outubro, uma ciclovia com cerca de 6,5 quilómetros, numa cerimónia que decorreu em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
A nova infraestrutura, que dispõe de dois sentidos de circulação, liga o centro urbano de Idanha-a-Nova à Zona Industrial, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e promover modos de mobilidade suave e sustentável.
Com um investimento aproximado de 1,4 milhões de euros, a ciclovia foi pensada para incentivar o uso da bicicleta nas deslocações diárias dentro da vila, ligando infraestruturas públicas e equipamentos coletivos de elevada utilização, como o núcleo escolar, o Centro Cultural Raiano, a Câmara Municipal, a Escola Superior de Gestão, os Bombeiros Voluntários, o Mercado Municipal e a zona histórica.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou que a inauguração da ciclovia é um momento “dedicado a todos os cidadãos daquela que é provavelmente a melhor terra do mundo para viver”.
Na mesma ocasião, foram apresentadas as BioBikes – Sistema de Partilha de Bicicletas Elétricas de Idanha-a-Nova, que pretende reforçar a mobilidade sustentável, oferecendo uma alternativa ecológica e acessível para deslocações dentro da vila.