O docente João Petrica, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Castelo Branco (ESECB-IPCB), marcou presença no Congresso Mundial de Ciências do Desporto, realizado na Coreia do Sul, em outubro, onde foi orador convidado no primeiro fórum internacional de discussão sobre a designação global da área científica da Educação Física.
Na sua intervenção, o professor defendeu a adoção de um único termo universal: “Desporto”, comparando-o a outras áreas do conhecimento com designações comuns em todo o mundo, como Medicina, Direito, Engenharia ou Música.
“Desporto é aprendizagem, é esforço, é atividade física, é movimento, é saúde, é ciência, é entretenimento”, sublinhou João Petrica, destacando a necessidade de uniformizar o conceito e reforçar o papel integrador do desporto enquanto área científica e humana.
O docente do IPCB defendeu ainda a criação de uma formação de base comum para todos os cursos da área, que inclua conhecimento do corpo e da motricidade, bem como vivência prática das diferentes modalidades e práticas físicas, essenciais à compreensão do movimento humano.
A discussão sobre a designação internacional da área científica do desporto tem sido um tema atual. Na Europa, a terminologia predominante é Ciências do Desporto, refletindo a ligação ao estudo do fenómeno desportivo; nos Estados Unidos, utiliza-se o termo Cinesiologia, pela associação às ciências da saúde; e na Ásia, prevalece a designação Atividade Física, numa perspetiva mais centrada nos benefícios para a saúde e bem-estar.