Craques da História do Sporting da Covilhã - José Pedro Junior
Relembrar o passado é respeitar o presente e o futuro de um clube
Por Jornal Fórum
Publicado em 04/12/2025 08:00
Miguel Saraiva

José Pedro Júnior

José Pedro Júnior nasceu na Covilhã a 23 de fevereiro de 1919, foi tecelão de profissão, tendo em paralelo a prática do futebol. O seu lema conforme confidenciou em fim de carreira “O tear para alimentar a família e a receita do futebol para comprar uns “tarecos” necessários em casa” Iniciou a sua carreira futebolística com 16 anos no Club Futebol Os Covilhanenses, onde esteve durante 6 épocas.

Na época 1941/1942 ingressa no Sporting Clube da Covilhã, onde representou o clube serrano durante 11 épocas, de 1941/1952, começou a jogar nos primeiros anos como avançado centro ou extremo esquerdo, chegando mesmo a marcar 25 golos na época 1942/1943, mas com o avançar dos anos foi recuando no terreno de jogo, acabando na defesa, porém, devido à sua qualidade técnica, adaptava-se facilmente a todas as posições. Sagrou-se campeão distrital durante 6 épocas consecutivas (1941/1947) e foi Campeão Nacional da 2ª Divisão na época de 1947/1948, onde disputou 19 jogos e marcou 10 golos.

Na 1ª Divisão disputou 43 jogos entre as épocas 1948/1952, embora na última temporada (1951/1952) apenas tenha disputado 2 jogos na Taça de Portugal. Na Taça de Portugal participou num total de 8 jogos. Em setembro de 1953 foi-lhe feita uma Festa de Homenagem num jogo entre o Sporting Clube da Covilhã e Associação Académica de Coimbra que terminou com empate a duas bolas.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online