Penamacor: o município beirão que um dia «acordou» com um filho da terra eleito Presidente da República
Por Jornal Fórum
Publicado em 09/02/2026 13:39 • Atualizado 09/02/2026 14:00
Política

O dia 8 de fevereiro de 2026 ficará sempre marcado na memória das gentes de Penamacor, terra natal de António José Seguro. Foi o dia em que este filho da terra se tornou Presidente da República, e o cidadão eleito com o maior número de votos expressos em urna, quase três milhões e meio. 

António José Martins Seguro, nasceu em Penamacor a 11 de março de 1962, foi Ministro do XIV Governo Constitucional, Eurodeputado e Secretário-geral do Partido Socialista. Foi ainda professor universitário da Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Saiu da vida política ativa quando perdeu umas eleições primárias contra António Costa, regressou 11 anos depois para se tornar Presidente da República.

Na sua terra natal ninguém o esquece, a população votou em peso no «Tó Zé», como assim é conhecido por terras de Penamacor e na primeira volta do ato eleitoral deu-lhe uma vitória com 71% dos votos, mas na segunda volta a vantagem foi maior e o triunfo chegou aos 81,82% (2202 votos), contra 467 do seu adversário André Ventura (18,18%), registaram-se ainda 20 votos em branco e 27 votos nulos.

Mas na freguesia de Penamacor, Seguro atingiu mesmo os 87,80% dos votos, uma margem arrebatadora. Aliás em todo o país, o Presidente da República eleito só perdeu em dois concelhos: Elvas e São Vicente na Madeira, este último onde o Chega é poder autárquica, de resto somou por triunfos todos os concelhos que já foram a votos, ganhando ainda nos 18 distritos de Portugal Continental e ainda nas Regiões Autónomas (Açores e Madeira).

Também o seu distrito de origem lhe deu uma vitória avassaladora, a maior do país, com 68,61% dos votos, contra 31,39% do seu adversário, triunfando em todos os onze concelhos, mesmo nos três em que tinha perdido na primeira volta.

António José Seguro toma posse como Presidente da República de Portugal no próximo dia 9 de março.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online