Como o Jornal Fórum avançou a 19 de agosto, Luís Marques, de 43 anos e Comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, integra a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal da Covilhã como terceiro nome da lista encabeçada por Hélio Fazendeiro. O candidato afirma-se determinado em contribuir para “um concelho mais proativo, mais sustentável e melhor preparado para os desafios do futuro”.
Licenciado em Engenharia de Proteção Civil pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, pós-graduado em Segurança no Trabalho e a concluir o mestrado em Recursos Florestais, Luís Marques acumulou ainda formações em áreas ligadas à proteção civil e segurança.
Com um percurso marcado pelo serviço público, é bombeiro voluntário desde 2001 na corporação da Covilhã, onde foi subchefe, Adjunto de Comando e, desde 2022, Comandante. Exerceu funções como técnico de emergência pré-hospitalar, coordenador de equipas e, desde 2022, desempenha o cargo de Coordenador Municipal da Proteção Civil. É também Diretor do Heliporto da Covilhã.
Entre outras iniciativas, destacou-se pela implementação do programa de Desfibrilhação Automática Externa no concelho, pela dinamização de formações em Suporte Básico de Vida e pelo programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.
Para Luís Marques, “é um orgulho pertencer a uma candidatura constituída por pessoas competentes e comprometidas com o bem-estar da população”. Sublinha que a segurança e proteção coletiva será uma das suas prioridades, sem esquecer as restantes áreas do município.
O cabeça de lista socialista, Hélio Fazendeiro, considera Luís Marques “uma referência pela sua competência, dedicação, capacidade de liderança e proximidade às pessoas”, reforçando que o profundo conhecimento do território será uma mais-valia para o projeto político do PS na Covilhã.