Notícia na íntegra (site):
O Partido Socialista apresentou hoje, 20 de setembro, a candidatura de Hélio Fazendeiro à presidência da Câmara Municipal da Covilhã. A sessão contou com a presença do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, da Secretária-Geral da JS, Sofia Pereira e do atual presidente da Assembleia Municipal, João Casteleiro, e ficou marcada por fortes apelos à mobilização e pela afirmação das prioridades para o futuro do concelho.
João Casteleiro, recandidato à presidência da Assembleia Municipal, abriu a sua intervenção sublinhando o percurso cívico e político de Hélio Fazendeiro, recordando o seu envolvimento direto em momentos críticos vividos pelo concelho, como os incêndios recentes. Destacou-o como “o candidato mais bem preparado para liderar a Covilhã”, descrevendo-o como um homem que não “promove conflitos, uma pessoa que defende as suas ideias e os seus projetos com diálogo e sustentação no conhecimento e respeito pelas ideias contrárias”, mas que “defende com firmeza as justas aspirações dos covilhanenses”, acrescentando que a sua força, alma e coração são essenciais para guiar a cidade e o concelho rumo ao futuro. No mesmo momento, Casteleiro aproveitou para enaltecer o trabalho do atual presidente Vítor Pereira, a quem agradeceu pelo equilíbrio financeiro alcançado e pela capacidade de projetar a Covilhã a nível nacional e internacional.
José Luís Carneiro, secretário-geral do Partido Socialista, salientou a experiência política e autárquica de Hélio Fazendeiro, considerando-o “uma importante garantia para quem vai fazer uma escolha no dia 12 de outubro”. O dirigente socialista assumiu ainda compromissos com a Covilhã, destacando que “essa será uma prioridade pela qual nos bateremos na Assembleia da República”, em referência à ligação rodoviária a Coimbra através do IC6. O secretário-geral deixou também uma interpelação ao Governo: “onde é que está este plano para a revitalização da Serra da Estrela ao fim de um ano e meio de responsabilidades políticas no nosso país?”.
No encerramento, Hélio Fazendeiro apresentou as linhas centrais do seu programa eleitoral, focando-se na regeneração urbana e rodoviária, na resposta à emergência pós-incêndios e na aposta na habitação a custos controlados. Recordou que arderam 20 mil hectares apenas no concelho da Covilhã, defendendo que a prioridade imediata passa por apoiar as populações e regenerar o território. Assumiu ainda o compromisso de investir na melhoria das estradas e dos espaços públicos. O candidato sublinhou ainda que “esta é a candidatura autárquica com mais jovens em lugares elegíveis”, e que o futuro do concelho passa pela fixação de novas gerações. “Queremos dar continuidade ao trabalho feito, mas também renovar com energia. Esta não é uma candidatura contra ninguém, é uma candidatura a favor da Covilhã e a favor do desenvolvimento da nossa terra”, afirmou.
A sessão terminou com um apelo à mobilização para as eleições autárquicas de 12 de outubro. “Temos os melhores candidatos, aqueles que têm mais experiência, mais condições, mais capacidade e melhores ideias”. Fazendeiro assumiu ainda o compromisso de chegar aos 43 mil eleitores do concelho, afirmando que vai “em frente, rumo à vitória”.