A cidade da Covilhã voltou a ser palco da música filarmónica com a realização da 7.ª edição do Festival de Bandas Filarmónicas Joaquim Garra – Parada Musical 2025, que teve lugar no domingo, 21 de setembro.
O evento reuniu mais de 250 músicos, provenientes de sete bandas: Banda da Covilhã (anfitriã), Filarmónica Recreativa Cortense (Cortes do Meio), Banda Filarmónica do Paul, Filarmónica Recreativa Carvalhense (Vila do Carvalho), Filarmónica União Santa Cruz (Fundão), Banda do Cercal (Soure) e Banda da S.F.U.M. “Os Amarelos” (Moura).
Para além de homenagear Joaquim Garra, filarmónico ligado de alma à Banda da Covilhã, o festival promoveu o convívio entre músicos, a partilha de experiências e animou o centro histórico da cidade.
O encontro iniciou-se junto à sede da Banda da Covilhã, no Jardim Público, onde cada banda interpretou o seu hino. Em seguida, os músicos formaram uma banda conjunta para interpretar a marcha “Amigo Garra”, seguindo depois em desfile até ao Pelourinho.
A iniciativa prolongou-se com a participação das bandas no Festival da Cherovia, envolvendo população e visitantes num ambiente festivo.
O evento foi organizado pela Banda da Covilhã, com o apoio do Município da Covilhã e da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso.