O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai abrir candidaturas à Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade das Organizações de Economia Social, desenvolvida no âmbito de um protocolo entre o IPCB e a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a lecionar na Escola Superior de Educação do IPCB.
No âmbito desta parceria, estarão disponíveis seis bolsas de estudo que cobrem a totalidade das propinas, destinadas a profissionais integrados em organizações associadas de um dos membros da CASES: ANIMAR, CONFECOOP, CONFAGRI, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e União das Mutualidades Portuguesas (UMP). As bolsas serão atribuídas aos candidatos melhor classificados na lista de seriação.
Podem candidatar-se licenciados ou titulares de graus estrangeiros reconhecidos ao abrigo do Processo de Bolonha, bem como profissionais cujo currículo escolar, científico ou profissional seja considerado adequado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola. O curso está também aberto a estudantes internacionais residentes em Portugal.
O plano de estudos, disponível na página do curso, combina componentes teóricas e práticas e aborda as principais dimensões do serviço social e da sustentabilidade das organizações da economia social. O curso terá início em fevereiro de 2026, funcionará em regime misto (presencial e online), em horário pós-laboral e aos sábados (sujeito a confirmação), e será ministrado em língua portuguesa.
Estão disponíveis 30 vagas (28 para o contingente geral e 2 para estudantes internacionais), exigindo-se um mínimo de 15 inscritos para o funcionamento. Caso fiquem vagas por preencher em algum contingente, o júri de seleção poderá proceder à redistribuição.
As candidaturas decorrem exclusivamente online, de 10 de novembro a 10 de dezembro, através da plataforma: http://candidaturas.ipcb.pt.
