O Comando Territorial da Guarda participou, nos dias 3 e 4 de novembro, num curso intensivo de formação em gestão de riscos em grandes concentrações humanas, que decorreu no Quartel da Polícia Local de León, em Espanha.
A ação foi promovida pela Agência de Proteção Civil e Emergências da Junta de Castilla y León e reuniu comandos das polícias locais espanholas e forças de segurança portuguesas, no âmbito do projeto PROCTEPGER_HORIZONTE_27, cofinanciado pelo programa INTERREG (FEDER).
Com um enfoque prático e transfronteiriço, o curso abordou temas como as tipologias de eventos e o respetivo enquadramento legal, avaliação e análise de riscos, planeamento e resposta operacionais, gestão de meios e comunicação em emergências, além do estudo de casos reais e partilha de boas práticas.
A formação visou reforçar a coordenação operativa internacional entre as forças de segurança de Portugal e Espanha, num contexto em que os eventos espontâneos, muitas vezes mobilizados através das redes sociais, representam novos desafios à segurança pública.
O encerramento da iniciativa contou com a presença do Conselheiro de Meio Ambiente da Junta de Castilla y León, que destacou “a importância da prevenção e da capacidade de resposta conjunta em situações de elevada concentração de pessoas”.