As eleições autárquicas no concelho da Covilhã decorreram, tal como em todo o país no passado dia 12 de outubro, onde foram eleitos presidentes de Câmara, deputados municipais e presidentes de Juntas de Freguesia.
No concelho da Covilhã há cinco Mulheres que irão comandar os destinos das Juntas de Freguesia. Eram quatro entre 2021 e 2025. Daniela Correia presidente da Junta de Freguesia de Verdelhos foi eleita pela primeira vez em 2021 e agora reeleita com um triunfo esmagador. Obteve 71,95% dos votos, ficando com seis dos sete mandatos na Assembleia de Freguesia. É uma das mais jovens presidentes de Junta e obteve mais uma vez o reconhecimento da população.
Já na União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, Joana Sardinha foi eleita pela primeira vez e com maioria absoluta. A nova presidente da União de Freguesias alcançou uma maioria absoluta com mais de 48% dos votos, e cinco dos quatro mandatos atribuídos, aumentando a votação do Partido Socialista em relação a 2021.
Na Vila do Carvalho e depois da desagregação, Sónia Moura saiu vencedora, mas neste caso, sem maioria. A presidente eleita pelo Partido Socialista teve 43,63% dos votos, ficando com quatro mandatos, terá agora de negociar com as forças políticas da oposição que têm cinco assentos.
Na Erada, uma freguesia que sempre foi liderada pelo PS, Sara Fonseca que já pertencia ao Executivo da Junta de Freguesia, foi agora eleita presidente daquela Freguesia com 52,68% e quatro mandatos, contra três da lista opositora.
Por fim no Sobral de São Miguel Sofia Sobreiro sucede a Sandra Ferreira. A candidata socialista 60,18% e ficou com cinco dos sete mandatos na Assembleia de Freguesia.
Em 2021 tinham sido eleitas: Daniela Correia (Verdelhos), Sandra Ferreira (Sobral de São Miguel), Cristina Barata (Peraboa) e Joana Campos (Aldeia de São Francisco de Assis).