O Mundo anda de «pernas para o ar», o diálogo cara-a-cara foi substituído pelo Messenger e pelo Whatsapp. Deixou de haver um diálogo aberto e os problemas resolvem-se atrás do ecrã de um telemóvel. Sim porque problemas e pedras no caminho há e haverá sempre, no presente e no futuro, até porque as pessoas são todas diferentes e cada uma reage a um problema de diferentes formas.
Uns conversam, outros escondem-se, outros varrem o lixo para debaixo do tapete, ou fazem-se de surdos, mas outros são frontais e encaram os problemas com naturalidade.
Outro dia numa conversa com um amigo, fui confrontado com uma pergunta que me deixou pensativo. Perguntou-me ele: Preferes ter paz ou razão? Pensei, mas não tive logo uma resposta, no entanto por momentos disse para mim mesmo: prefiro ter paz, descanso e deixar falar quem fala, prefiro deixar a razão para os outros, calar-me e seguir em frente. Fui para casa, pensei na questão e hoje tenho outra perspetiva, e cheguei à seguinte conclusão: prefiro ter paz quando não tenho razão, dando a razão ao outro e ficando em paz comigo mesmo, já o fiz várias vezes. E prefiro ter razão quando a tenho mesmo, nem que fique sem a paz, porque na nossa sociedade de hoje devemos ter uma perspetiva de pedagogia, devemos ter assertividade e fazer valer a nossa razão, principalmente quando isso pode colocar em causa o nosso trabalho.
Na sociedade de hoje não vale tudo e não podemos cair na armadilha dos que pensam que têm sempre razão, e por nos conhecerem, sabendo que preferimos ter paz, usam e abusam, fazendo valer a sua estratégia. Não, não pode ser assim, devemos ter paz quando tem que ser e razão quando achamos que é esse o momento.
Já não tenho dúvidas em responder a esta pergunta, ter paz ou razão num determinado assunto depende da humildade de ambas as partes, depende do diálogo e com quem o mesmo se tem. Por isso façam valer a vossa razão quando a tiverem, nunca desistam do vosso ponto de vista, mesmo que isso vos tire a paz por momentos, mas não deixe a falta de caráter triunfar.
Lembre-se de uma coisa: tudo passa e só está na nossa vida quem realmente tem que estar.
Uma boa semana com excelente escrita!
