A Câmara Municipal de Castelo Branco ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, após reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil realizada às 22h30 desta segunda-feira.
A decisão foi tomada devido ao incêndio rural de grandes dimensões que, tendo começado no concelho vizinho do Fundão, já atingiu o território de Castelo Branco, em várias frentes.
No terreno encontram-se mobilizados meios da Proteção Civil, Bombeiros, GNR e outras entidades operacionais. Segundo a autarquia, a ativação do Plano Municipal tem como objetivo garantir a colaboração das várias entidades intervenientes, agilizando a mobilização de meios e assegurando maior eficácia na execução dos procedimentos previamente definidos.
O município apela à população para que adote comportamentos de autoproteção, permaneça em segurança nas aldeias e escolha zonas seguras para se proteger. Entre as medidas de prevenção recomendadas estão a evitar deslocações desnecessárias para as zonas afetadas, facilitar o acesso a veículos de emergência, manter portas e janelas fechadas para proteção contra o fumo, retirar botijas de gás para locais seguros, afastar materiais combustíveis das janelas e utilizar toalhas molhadas nas frestas.