Muitas das vezes as redes sociais funcionam de várias formas. Ou como reveladoras de boa informação e promoção daquilo que de bom se faz, ou como boletins de ódio, onde por vezes pouco aprendemos e temos dificuldades em separar «o trigo do joio».
Sempre defendi a tecnologia, a internet, as redes sociais, sei que são importantes para a sociedade atual e para as comunidades. No entanto, e na minha humilde opinião de editor de jornais e revistas, a nossa informação deve ser sempre complementada. Aqui há uns anos, a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas e a Entidade Reguladora da Comunicação Social fizeram uma campanha pública contra a desinformação e que apelava a mais leitura de jornais e de informação credibilizada, em época de campanhas eleitorais ainda mais importante é ter a informação credibilizada em conta.
Com a tecnologia e a imprensa tradicional, podemos ter aqui uma simbiose perfeita para que a informação seja mais rápida e fluente, tendo o selo da credibilização. Por isso vos apelo leiam jornais, ouçam rádio e informem-se, leiam, é cada vez mais importante ter este espírito presente nas nossas vidas.
É este o singelo conselho que deixo nesta curta Carta da Semana, onde penso que falar de Leitura é falar de informação.
Uma boa semana com boas leituras!
