Esta semana revelou-se de especial tristeza, partiu um amigo, um companheiro e uma referência no jornalismo regional e nacional, aliás duvido que haja um jornal regional no Mundo que alguma vez tenha tido um diretor como Fernando Paulouro. Quando em 2011 o Jornal Fórum apareceu, Fernando Paulouro ainda à época diretor do Jornal do Fundão, escreveu um texto onde elogiava o aparecimento de mais um jornal regional, desta feita na cidade da Covilhã, só um Homem Grande e Bom teria capacidade para o fazer, como de facto aconteceu.
Fernando Paulouro deixa um legado de excelência, de independência e de sentido de responsabilidade e tinha uma virtude que hoje quem dirige jornais e rádios a nível geral não tem nos dias de hoje: dialogava com os pares, falava com os colegas, defendia a classe, exaltava os jornalistas. Hoje isso falta, e quando muitos falam de que o jornalismo precisa de vozes independentes teremos sempre de nos lembrar deste Grande Homem.
O Jornalismo regional e nacional fica mais pobre, mas na verdade Fernando Paulouro fica na história da imprensa escrita. Em 2019 quando foi homenageado pelo Jornal Fórum na Gala que realizámos, disse que o Jornalismo precisava de gente ousada, sem medo, de jovens que desafiassem a mentira e construíssem a verdade, sem medos, se amarras, combatendo o servilismo. Tive a honra de dirigir um órgão de comunicação que o homenageou em vida.
Obrigado Fernando Paulouro, por fazer do Jornalismo regional mais independente e ter contribuído com o seu legado para a nossa região, se seguirmos todos os seus passos, teremos um futuro risonho.
Até sempre!
