EDITORIAL | Presidenciais
«Mas o importante também é votar, exercer este direito que tanto custou a conquistar a alguns e pensar que apesar de todos os defeitos o nosso país e a Democracia que cá temos é muito melhor que em diversos cantos do Mundo»
Por Jornal Fórum
Publicado em 16/01/2026 09:00
Opinião

Estamos a poucos dias da primeira volta das Eleições Presidenciais, pela perceção que vou tendo da rua e do que ouço das pessoas podemos ter uma participação maior que em anos anteriores, numa eleição que tem um recorde de candidatos.

Mas antes do ato eleitoral deixo três reparos: este é um ato eleitoral individual e não partidário, ou seja, temos candidaturas uninominais e não com siglas partidárias, os partidos apenas apoiam candidaturas. Se tem peso? Pode ter, mas o essencial é o perfil, o carisma e a capacidade que possamos reconhecer, ou não aos candidatos.

Depois tenho de falar dos nomes que aparecem nos boletins de candidatos que não apresentaram em conformidade as suas candidaturas, neste caso são três. É inconcebível que numa Democracia madura isto ainda se passe. Se tem importância no resultado final? Óbvio que não, mas não fica bem, dá ar de desleixo e de deixa andar, de falta de maturidade política quando tanto se pede literacia política às pessoas.

E por último que a campanha eleitoral da segunda volta (que quase de certeza que existirá) seja mais limpa que a primeira em termos de acusações e agressividade, que se discuta Portugal, os problemas das pessoas e que o eleitorado perceba que a figura do Presidente da República será um garante de estabilidade e de confiança. Isso é o mais importante.

Mas o importante também é votar, exercer este direito que tanto custou a conquistar a alguns e pensar que apesar de todos os defeitos o nosso país e a Democracia que cá temos é muito melhor que em diversos cantos do mundo.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online